O FDA aprova o BRUKINSA ™ (zanubrutinib), medicamento para o tratamento de pacientes adultos com Linfoma de Células do Manto (LCM)
O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Entretanto, enquanto a leucemia tem origem na medula óssea, o linfoma surge no sistema linfático, uma rede de pequenos vasos e gânglios linfáticos, que é parte tanto do sistema circulatório, como do sistema imune. O sistema coleta e redireciona para o sistema circulatório um líquido claro, chamado linfa, e contém células de defesa (glóbulos brancos), chamadas linfócitos. Também fazem parte desse sistema os gânglios linfáticos, também chamados de nódulos linfáticos ou linfonodos, e órgãos como timo, baço e amígdalas, todas as estruturas envolvidas na produção de linfócitos, o que inclui a medula óssea e o tecido linfático associado ao sistema digestivo.
Há dois tipos de linfomas: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 10.180 novos casos de linfomas não Hodgkin devem ser diagnosticados no Brasil este ano, sendo 5.370 em homens e 4.810 em mulheres.
Os linfomas não Hodgkin são divididos em três tipos, de acordo com o tipo de célula que atingem: linfomas de células B (ou linfócitos B), linfomas de células T (ou de linfócitos T) e linfomas de células NK (células natural killer ou exterminadoras naturais). Os linfomas de células B são os mais comuns, respondendo por 85% dos casos de linfomas não Hodgkin.
O linfoma de células do manto é um tipo de linfoma não-Hodgkin. Quando é diagnosticado, o linfoma das células do manto geralmente se espalha para os linfonodos, medula óssea e outros órgãos. No linfoma recidivo, a doença reaparece ou cresce novamente após um período de remissão, enquanto no linfoma refratário, a doença não responde ao tratamento ou responde apenas brevemente.
Recentemente uma empresa farmacêutica chinesa obteve a aprovação de mercado da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglesa) para uma droga para o tratamento do linfoma de células do manto (MCL) em adultos que receberam pelo menos uma terapia anterior, marcando a primeira entrada de uma droga para o câncer inovadora de uma empresa chinesa nos EUA e dando um impulso às ambições dos fabricantes nacionais de drogas para criar novos tratamentos para pacientes em todo o mundo.
O BRUKINSA (zanubrutinib), é um inibidor da tirosina quinase de Bruton (BTK) aprovado pela FDA, que fornece 100% de ocupação mediana em células sanguíneas periféricas e o único inibidor da BTK com flexibilidade para ser tomado uma ou duas vezes ao dia.
A aprovação acelerada é baseada nos resultados de eficácia de dois ensaios clínicos de braço único e a aprovação contínua pode depender da verificação e descrição dos benefícios clínicos em um estudo confirmatório, de acordo com a BeiGene. O ensaio clínico incluiu 86 pacientes com linfoma de células do manto que haviam recebido pelo menos um tratamento anterior. O estudo mediu quantos pacientes apresentaram retração completa ou parcial de seus tumores após o tratamento (taxa de resposta geral). No estudo, 84% dos pacientes apresentaram retração do tumor com uma duração mediana da resposta (tempo entre a resposta inicial à terapia e a subsequente progressão ou recidiva da doença) de 19,5 meses. Este estudo foi apoiado por um estudo adicional de braço único que incluiu 32 pacientes, nos quais 84% dos pacientes apresentaram retração do tumor com uma duração média de resposta de 18,5 meses.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento BRUKINSA, consulte-nos para mais informações
BRUKINSA é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
http://portuguese.people.com.cn/n3/2019/1120/c309809-9633953.html
https://www.accamargo.org.br/tipos-de-cancer/linfoma-nao-hodgkin
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e Auxílio na perda de Peso.
17 / 12 / 2024Atualmente, a tirzepatida, conhecida comercialmente como Mounjaro, tem ganhado destaque não apenas pelo controle eficaz dos níveis de açúcar no sangue, mas também por sua capacidade de promover a perda de peso. Indicada principalmente para...
ABRIR POSTTratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX
09 / 09 / 2024A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do organismo contra infecções. Na LLC, os linfócitos anormais se acumulam no sangue,...
ABRIR POSTTratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE
23 / 08 / 2024O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sistema imunológico. Existem muitos subtipos de LNH, e a doença pode se comportar de maneira muito...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!