Atividade Física X Câncer – Surpreenda-se!
A prática de exercícios físicos durante a recuperação e o tratamento do câncer ajuda a melhorar a qualidade de vida e proporciona melhores resultados no combate ao tumor.
Exemplos disso são o câncer de mama ou de cólon, onde a realização de atividades físicas regulares pode reduzir em até 50% a ocorrência da doença, conforme um estudo feito pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos.
Para não sofrer tanto com as reações adversas dos tratamentos contra o câncer, as pessoas precisam perceber que atividades físicas e domésticas são muito importantes. Entre essas atividades podemos citar: a caminhada, andar de bicicleta e tarefas domésticas – como cozinhar ou cuidar do jardim.
Outros dados da pesquisa, apontam que pacientes que já praticavam algum tipo de atividade física antes de serem identificadas com câncer são mais propensos a continuar se exercitando no decorrer do tratamento.
Entre as melhorias que os exercícios físicos proporcionam aos pacientes está o fortalecimento do corpo, o que diminui a vulnerabilidade a outros problemas de saúde e a sintomas relacionados ao câncer. Além disso, melhora a mobilidade, a respiração e reduz a fadiga, fazendo com que os pacientes não fiquem isolados e/ou parados em casa, diminuindo assim a incidência de depressão ou até mesmo a síndrome do pânico.
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Sarclisa (Isatuximabe): Um Novo Avanço no Tratamento do Mieloma Múltiplo
13 / 08 / 2025O que é? O Sarclisa, cujo princípio ativo é o isatuximabe, é um anticorpo monoclonal (mAb) antitumoral, classificado como antineoplástico, que administra-se por via intravenosa. Seu principal alvo é o receptor CD38, uma proteína superexpressa...
ABRIR POSTO Que É e O Que Torna a Tepadina Um Medicamento Tão Específico?
06 / 08 / 2025O que é Tepadina? Tepadina é o nome comercial da substância Thiotepa, um quimioterápico potente, pertencente à classe dos agentes alquilantes. Em termos mais simples, é um medicamento que interfere diretamente no DNA das células;...
ABRIR POSTErwinia: A Segunda Chance no Tratamento da Leucemia
30 / 07 / 2025Erwinia é uma asparaginase derivada de uma bactéria chamada Erwinia Chrysanthemi. Ele é utilizado como parte do tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA), especialmente em pacientes que não podem continuar usando a forma mais comum...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!