AYVAKIT (avapritinibe), medicamento para tumor estromal gastrointestinal (GIST) é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA
O Tumor Estromal Gastrointestinal, ou GIST, é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Corresponde a 1% de todos os tumores do trato gastrointestinal. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são raros antes do 40 anos e mais comuns após os 60 anos de idade. No Brasil, são três a cinco mil casos novos por ano. Conheça mais sobre a doença.
O GIST é um tumor mesenquimal, isso é, que tem origem em um tecido conjuntivo. A maioria dos tumores é benigna, embora alguns, a depender do tamanho e de sua capacidade de multiplicação, possam ser mais agressivos.
Geralmente, o tumor estromal gastrointestinal cresce a partir de células específicas localizadas na parede do trato gastrointestinal, chamadas células intersticiais de Cajal. Essas células servem como um marca-passo do sistema digestivo, enviando ordens para que os músculos se contraiam para movimentar alimentos e líquidos, auxiliando nos processos de digestão.
Com base na aparência que têm sob o microscópio, as células do GIST podem ser classificadas em três tipos: fusiforme, epitelioide ou mista (fusiforme e epitelioide). O GIST pode acometer qualquer região do trato gastrointestinal, porém algumas localizações são mais comuns:
- Estômago – corresponde a 50 a 60% dos casos;
- Intestino delgado – representa 30% a 40% dos casos;
- Outros locais do sistema digestivo – uma pequena porcentagem se desenvolve em outras regiões, como esôfago, colón e reto.
Do ponto de vista de capacidade de disseminação, a maior parte dos tumores GIST é delimitada ao local de origem. Porém a depender do tipo de tumor e do tamanho, o acometimento de outros órgãos pode ocorrer, tornando-se metastático.
O AYVAKIT (avapritinibe) é a primeira terapia de precisão aprovada para o tratamento de adultos com tumor estromal gastrointestinal (GIST) irressecável ou metastático.
A aprovação do novo medicamento é para GISTs com certas mutações no gene PDGFRA.
Apenas cerca de 5% a 10% dos GISTs têm uma mutação PDGFRA. Esses tumores geralmente não respondem bem às terapias já existentes no mercado.
Ayvakit é um tipo de terapia direcionada chamada inibidor de tirosina quinase. Ele funciona bloqueando certas proteínas (incluindo PDGFRA) que ajudam as células cancerígenas a se dividirem e crescerem.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento AYVAKIT, consulte-nos para mais informações.
AYVAKIT (avapritinibe) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
https://www.pfizer.com.br/sua-saude/oncologia/gist-tumor-estromal-gastrointestinal
https://www.clinicaltrialsarena.com/projects/ayvakit-avapritinib/
https://www.cancer.org/latest-news/fda-approves-ayvakit-avapritinib-for-gist.html
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX
09 / 09 / 2024A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do organismo contra infecções. Na LLC, os linfócitos anormais se acumulam no sangue,...
ABRIR POSTTratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE
23 / 08 / 2024O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sistema imunológico. Existem muitos subtipos de LNH, e a doença pode se comportar de maneira muito...
ABRIR POSTPEMBROLIZUMABE – Tratamento para o câncer metastático
22 / 08 / 2024Câncer metastático é um termo usado para descrever o câncer que se espalhou de seu local original (onde começou) para outras partes do corpo. A metástase ocorre quando células cancerígenas se desprendem do tumor primário,...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!