Entenda como se forma o câncer.
O câncer surge a partir de um erro que ocorre na formação das células do corpo humano, levando ao surgimento de células anormais, já que ocorre uma alteração no DNA, que é responsável pelo código genético de cada indivíduo.
Geralmente, as células saudáveis do organismo do homem, vivem, dividem-se e morrem, porém, as células cancerosas, que são aquelas que estão alteradas e que provocam o câncer, dividem-se de forma descontrolada, dando origem a uma neoplasia, que normalmente é conhecida por tumor.
COMO SE FORMA O CÂNCER:
Em um organismo saudável, as células multiplicam-se, sendo que, normalmente as células “filhas” devem ser sempre iguais às células “mães”, não tendo alterações.
No entanto, quando uma célula “filha” torna-se diferente da célula “mãe”, significa que ocorreu uma mutação genética, e, que pode indicar o surgimento de um câncer.
As células cancerosas, multiplicam-se descontroladamente, levando à formação de tumores malignos que podem atingir outros órgãos, que se chama metástases. A formação de câncer é lenta e passa por diferentes fases, como:
- Estágio de iniciação: é a primeira fase do câncer, onde as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos, provocando modificações em alguns de seus genes, porém, nesta não é visível o câncer.
- Estágio de promoção: as células transformam-se em célula malignas gradualmente através do contato constante com o agente causador do câncer;
- Estágio de progressão: é a fase em que se dá a multiplicação descontrolada das células alteradas, evoluindo até o surgimento dos sintomas. Leia mais em: Sintomas de câncer.
Os fatores que podem provocar o câncer são agentes que provocam alterações nas células saudáveis e, quando a exposição é prolongada há maior chance de desenvolver câncer
CAUSAS DO CÂNCER:
As mutações genéticas podem ser causadas por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente. Assim, o câncer pode surgir devido:
- Radiação intensa: através da exposição solar, aparelhos para ressonância magnética ou solário, por exemplo;
- Inflamação crônica: pode ocorrer a inflamação de algum órgão, como intestino, havendo maior chance de desenvolver câncer;
- Fumo: o tabaco, por exemplo é uma fonte que potencia o câncer
- Vírus: como hepatite B ou C ou o papiloma humano, são em alguns casos, responsáveis pelo câncer.
Em alguns casos, a causa do câncer ainda é desconhecida e, a doença pode-se desenvolver em qualquer órgão do organismo, espalhando-se para outras regiões do corpo através do sangue, sendo o nome do câncer de acordo com o órgão afetado.
O câncer também se pode desenvolver em crianças e mesmo em bebês, sendo uma alteração nos genes logo ainda durante a formação.
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Sarclisa (Isatuximabe): Um Novo Avanço no Tratamento do Mieloma Múltiplo
13 / 08 / 2025O que é? O Sarclisa, cujo princípio ativo é o isatuximabe, é um anticorpo monoclonal (mAb) antitumoral, classificado como antineoplástico, que administra-se por via intravenosa. Seu principal alvo é o receptor CD38, uma proteína superexpressa...
ABRIR POSTO Que É e O Que Torna a Tepadina Um Medicamento Tão Específico?
06 / 08 / 2025O que é Tepadina? Tepadina é o nome comercial da substância Thiotepa, um quimioterápico potente, pertencente à classe dos agentes alquilantes. Em termos mais simples, é um medicamento que interfere diretamente no DNA das células;...
ABRIR POSTErwinia: A Segunda Chance no Tratamento da Leucemia
30 / 07 / 2025Erwinia é uma asparaginase derivada de uma bactéria chamada Erwinia Chrysanthemi. Ele é utilizado como parte do tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA), especialmente em pacientes que não podem continuar usando a forma mais comum...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!