Avanços na Cirurgia de Tumores Cerebrais- GLIOLAN (ácido 5-aminolevulínico)
O Gliolan (ácido 5-aminolevulínico) é um medicamento de última geração usado como auxílio na remoção de tumores cerebrais, em especial os gliomas malignos. Ele é administrado antes da cirurgia e tem como principal função evidenciar as células tumorais, facilitando ao neurocirurgião a diferenciação entre o tecido canceroso e o tecido cerebral saudável durante o procedimento.
Como Funciona?
O princípio ativo do Gliolan é o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA), uma substância que, ao ser ingerida, é absorvida pelas células do corpo, incluindo as células tumorais, que metabolizam o 5-ALA de forma mais intensa do que as células normais. Como resultado, ele se transforma em uma substância chamada protoporfirina IX, que se acumula nas células afetadas.
Durante a cirurgia, o cérebro é iluminado com uma luz azul (específica), e a protoporfirina IX emite uma fluorescência de cor vermelho-violeta, criando um forte contraste visual. Desse modo, o cirurgião consegue visualizar com precisão e remover o máximo possível do tecido comprometido.
Aplicação Clínica
O Gliolan é um medicamento de uso exclusivo em ambiente hospitalar, sob supervisão de profissionais de saúde experientes em neurocirurgia. Ele é utilizado principalmente por neurocirurgiões especializados no tratamento de tumores cerebrais.
Sua utilização tem demonstrado benefícios na remoção mais completa desses tumores, contribuindo para melhores resultados pós-operatórios.
Eficácia
Estudos demonstraram que o uso do Gliolan resulta em uma remoção mais completa do tumor. Em uma análise, 63,6% dos pacientes tratados apresentaram ausência de tumor visível em exames de imagem 72 horas após a cirurgia, comparado a 37,6% no grupo que não recebeu o medicamento. Além disso, após seis meses, 20,5% dos pacientes tratados estavam vivos sem progressão da doença, contra 11,0% no grupo controle.
O Gliolan representa um avanço significativo na neurocirurgia, proporcionando uma visualização aprimorada dos tumores cerebrais e contribuindo para uma remoção mais eficaz e segura. Sua utilização deve ser cuidadosamente indicada e monitorada, garantindo os melhores resultados para os pacientes.
Este medicamento pode ser importado com o auxílio da equipe Primedicin. Consulte seu médico e a disponibilidade para a importação.
FONTES: https://drugslib.com/uk-drugs/gliolan 219/pt/?utm_source
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Sarclisa (Isatuximabe): Um Novo Avanço no Tratamento do Mieloma Múltiplo
13 / 08 / 2025O que é? O Sarclisa, cujo princípio ativo é o isatuximabe, é um anticorpo monoclonal (mAb) antitumoral, classificado como antineoplástico, que administra-se por via intravenosa. Seu principal alvo é o receptor CD38, uma proteína superexpressa...
ABRIR POSTO Que É e O Que Torna a Tepadina Um Medicamento Tão Específico?
06 / 08 / 2025O que é Tepadina? Tepadina é o nome comercial da substância Thiotepa, um quimioterápico potente, pertencente à classe dos agentes alquilantes. Em termos mais simples, é um medicamento que interfere diretamente no DNA das células;...
ABRIR POSTErwinia: A Segunda Chance no Tratamento da Leucemia
30 / 07 / 2025Erwinia é uma asparaginase derivada de uma bactéria chamada Erwinia Chrysanthemi. Ele é utilizado como parte do tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA), especialmente em pacientes que não podem continuar usando a forma mais comum...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!