Câncer de Próstata

Novembro Azul: Mês dedicado a conscientização sobre o Câncer de Próstata

03 / 11 / 2020 por Nork Tecnologia

Como já acontece todos os anos, o mês de novembro é integralmente dedicado para reforçar o alerta e a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, mais frequente entre os homens brasileiros.

Embora comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.  Por isso, a necessidade de desenvolver ações para estimular a realização do diagnóstico precoce, já que as taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido ao aumento da expectativa de vida.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano devem ocorrer em decorrência da doença no Brasil, que geralmente ocorre em homens mais velhos.  Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

O que é Câncer de próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade.

Estas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata. As células neoplásicas têm a capacidade de invadir os tecidos e se disseminam por órgãos distantes, seja por via linfática (comprometendo os gânglios) ou sanguínea (principalmente os ossos).

O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

Antecedente familiar assume grande importância – um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata tem o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral.

O risco é ainda maior para os homens que têm um irmão com a doença. Se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes.

Pacientes com parentes do primeiro grau com câncer de próstata diagnosticados com menos de 55 anos podem ser portadores de câncer de próstata hereditário (menos de 2% dos casos).

Outros fatores de risco envolvem a alimentação (dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas), sedentarismo e obesidade (estes pacientes tem câncer de próstata mais agressivo), taxas de estrogênio (quanto maior a taxa, maior o risco), etnia (negros têm maior incidência, enquanto descendentes asiáticos apresentam menor), região onde se vive (americanos têm mais câncer de próstata que asiáticos), nível de poluição ambiental, assim como contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio.

Visitas anuais ao urologista evitam que o homem seja surpreendido com um diagnóstico de câncer de próstata avançado. No toque retal, o médico verifica a consistência da próstata, seu tamanho e se existem lesões palpáveis. Em caso de suspeita de câncer, é solicitado o exame de PSA.

No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, a Primedicin reforça o alerta sobre fatores de risco da doença e a necessidade de os homens cuidarem da saúde. Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, superado apenas pelo câncer de pulmão, ao final de 2014 a doença será responsável por mais de 68 mil novos casos, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

 

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/novembro-azul-tempo-de-atencao-ao-cancer-de-prostata/6750/166/

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5211-novembro-azul-um-sinal-de-alerta-para-a-saude-dos-homens

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-prostata

Deixe um comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Categorias
Todos as categorias
Todos as categorias
A
Adolescentes Alergia Alergia a amendoim Alzheimer Amaurose Congênita de Leber Anafilaxia Ansiedade Artrite Reumatoide (AR) Atrofia Muscular Espinhal Atrofia Vulvar e Vaginal
C
Câncer Câncer Colorretal Câncer de Cólon Câncer de Mama Câncer de Mama Metastático Câncer de Pâncreas Câncer de Pele Câncer de Próstata Câncer de Pulmão Câncer de Rim Câncer do Estômago Câncer do Ovário Reincidente Câncer Gástrico Câncer na Glândula Salivar Câncer na Tiróide Câncer Renal Carcinoma Basocelular (CBC) Cistite Citomegalovírus (CMV) Colesterol Crianças Curiosidades
D
dengue Depressão Pós-Parto (DPP) Dermatologia Diabetes Diabetes - Tipo 2 Distúrbio Disfórmico Pré Menstrual Doença de Crohn DOENÇA DE HUNTINGTON Doença de Parkinson Doença Pulmonar Doenças Cardiovasculares
E
Ejaculação Precoce ELA Encefalopatia Hepática Enxaqueca Esclerose Lateral Amiotrófica Esclerose Múltipla Esquizofrenia
F
Fase pós-ovulatória Fase pré-ovulatória Fibrose Cística Fibrose Pulmonar FISSURA LABIOPALATINA
G
Gastro Intestinal Geneticista Geral Gordura Submentoniana Gripe A
H
H1N1 Hábitos Alimentares Hepatite C Hipertensão Hipofosfatemia Hipoglicemia Hipotensão Ortostática HIV / AIDS Homem
I
Infecção Recorrente Infecções do Trato Urinário Complicadas (ITUc) Influenza Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
L
LÁBIO LEPORINO Leucemia Leucemia Mieloide Aguda (LMA) Linfoma de Hodgkin Linfoma não Hodgkin
M
Menstruação Mitos e Verdade Mulher
N
Neurologista Nutrição
O
Ovulação
P
Parkinson Pediatrics Perda de Visão Congênita Porfiria Psoríase
R
Retinose Pigmentar RPE65 Rosácea
S
Saúde Síndrome do Intestino Irritável Síndrome Gripal Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
T
Tensão Pré Menstrual TPM Tratamento Hepatite C tratar Psoríase Triglicérides
Posts populares
1.

TARGRETIN pode ser a cura do Alzheimer

16 / 05 / 2013
2.

Como adquirir um medicamento (remédio) importado

20 / 03 / 2013
3.

Síndrome do intestino irritável | Trate com Xifaxan

27 / 03 / 2013
Posts recentes

Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX

09 / 09 / 2024

Tratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE

23 / 08 / 2024

PEMBROLIZUMABE – Tratamento para o câncer metastático

22 / 08 / 2024