FDA aprova Evrysdi (risdiplam) para o tratamento de atrofia muscular espinhal (AME) em adultos e crianças
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença neuromuscular grave e progressivamente fatal que afeta cerca de um em cada 10.000 bebês, a principal causa genética da mortalidade infantil.
A atrofia muscular espinhal é causada por um baixo nível de proteína nos neurônios motores que são responsáveis pelo funcionamento normal dos músculos. A falta de proteína causa perda de neurônios motores, fraqueza muscular progressiva e pode levar à morte prematura por insuficiência respiratória. A proteína está presente no corpo e é importante para o sistema nervoso, que regula os músculos e os movimentos. As células nervosas não podem funcionar corretamente sem a proteína, levando à fadiga muscular.
A AME é classificada em quatro tipos principais 1, 2, 3 e 4 com base na intensidade da doença e na idade em que os sintomas começam. A força física dos pacientes e sua capacidade de andar, comer ou respirar podem ser grandemente diminuídas ou destruídas, dependendo do tipo de AME.
A gravidade da doença também está associada ao número de cópias do gene SMN2 em cada indivíduo.
Recentemente, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o EVRYSDI (risdiplam) para o tratamento de atrofia muscular espinhal (AME) em adultos e crianças com 2 meses de idade ou mais. EVRYSDI mostrou melhorias clinicamente significativas na função motora em dois ensaios clínicos em pessoas com idades e níveis variados de gravidade da doença, incluindo os tipos 1, 2 e 3 AME. Os bebês alcançaram a capacidade de sentar sem apoio por pelo menos 5 segundos, um marco motor importante normalmente não visto no curso natural da doença. EVRYSDI também melhorou a sobrevida sem ventilação permanente em 12 e 23 meses, em comparação com a história natural. Um medicamento líquido, o EVRYSDI é administrado diariamente em casa pela boca ou por tubo de alimentação.
“Dado que a maioria das pessoas com AME nos EUA permanece sem tratamento, acreditamos que o EVRYSDI, com seu perfil clínico favorável e administração oral, pode oferecer benefícios significativos para muitos que vivem com esta doença neurológica rara”, disse Levi Garraway, MD, Ph. D ., Diretor médico da Roche e chefe de desenvolvimento de produtos globais. “A força e determinação da comunidade AME nos inspirou continuamente à medida que desenvolvíamos este medicamento inédito para a AME, então hoje celebramos nossa conquista coletiva junto com eles.”
EVRYSDI (risdiplam) é o primeiro e único medicamento oral indicado para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) em pacientes com dois meses de idade ou mais.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento EVRYSDI, consulte-nos para mais informações.
EVRYSDI (risdiplam) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
https://www.fda.gov/drugs/drug-approvals-and-databases/drug-trials-snapshots-evrysdi
https://www.clinicaltrialsarena.com/projects/evrysdi-risdiplam/
https://www.roche.com/media/releases/med-cor-2020-08-10b.htm
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e Auxílio na perda de Peso.
17 / 12 / 2024Atualmente, a tirzepatida, conhecida comercialmente como Mounjaro, tem ganhado destaque não apenas pelo controle eficaz dos níveis de açúcar no sangue, mas também por sua capacidade de promover a perda de peso. Indicada principalmente para...
ABRIR POSTTratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX
09 / 09 / 2024A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do organismo contra infecções. Na LLC, os linfócitos anormais se acumulam no sangue,...
ABRIR POSTTratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE
23 / 08 / 2024O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sistema imunológico. Existem muitos subtipos de LNH, e a doença pode se comportar de maneira muito...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!