Tratamento da Hipotensão Ortostática com MIDODRINE
A hipotensão ortostática, também conhecida como hipotensão postural, é uma queda súbita da pressão arterial. A pressão sanguínea cai abruptamente, mais de 20/10 mm Hg, quando você se levanta de uma posição em que está deitado ou sentado. Normalmente, a gravidade faz com que o sangue se acumule nas pernas quando a pessoa se levanta rapidamente. O corpo compensa isso aumentando sua frequência cardíaca e contraindo os vasos sanguíneos, garantindo sangue suficiente indo para o cérebro. Em pessoas com hipotensão ortostática, esse mecanismo de compensação falha e a pressão arterial cai, levando a sintomas como tonturas, vertigens, visão turva e até mesmo desmaios.
De uma forma geral, hipotensão ortostática são lapsos e duram apenas alguns segundos ou minutos. Se isso acontece por um período maior, certamente trata-se de problemas mais graves.
A hipotensão ortostática tem relação com a disfunção autonômica primária (como a insuficiência autonômica pura e a insuficiência autonômica na doença de Parkinson) ou secundária (como a causada por polineuropatias associadas a diabetes, fármacos, doenças autoimunes), além de outros fatores não neurogênicos, como a hipovolemia, função cardíaca deprimida, uso de medicamentos, entre outros fatores. Em estudos de populações representativas da população geral, a hipotensão ortostática tem sido associada a comorbidades cardiovasculares, como doença coronariana, fibrilação atrial, hipertensão, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), aumento da rigidez arterial; doença renal crônica, além de debilidade no estado geral de saúde. A presença de hipotensão ortostática também se associa a idade avançada.
O Midodrine (Cloridrato de Midodrine) um alfa-agonista periférico, constringente arterial e venoso, é um medicamento utilizado no tratamento hipotensão ortostática.
O cloridrato de Midodrine age aumentando a pressão sanguínea, estimulando as terminações nervosas nos vasos sanguíneos, causando a compressão dos vasos.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento Midodrine (Cloridrato de Midodrine), consulte-nos para mais informações.
Fontes:
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipotensao
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019001005002
https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/hipotensao-postural/
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Riluzol: O Medicamento que Ajuda a Conter o Avanço da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)
15 / 10 / 2025O que é? O Riluzol é um medicamento desenvolvido com foco no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica. Ele foi o primeiro fármaco aprovado especificamente para essa condição, e desde então se mantém como uma das...
ABRIR POSTImunoterapia Avançada: Conheça o Tevimbra
08 / 10 / 2025O que é o Tevimbra (tislelizumabe)? Tevimbra é um medicamento biológico do tipo anticorpo monoclonal, desenvolvido para atuar como um inibidor de PD-1, uma proteína que funciona como um “freio” para o sistema imunológico. Células...
ABRIR POSTONIVYDE: Tecnologia Lipossomal Aplicada à Oncologia
25 / 09 / 2025O câncer de Pâncreas é um dos tumores mais agressivos e com pior prognóstico na oncologia moderna. Para pacientes com doença metastática, as opções de tratamento eficazes ainda são limitadas. Nesse cenário, o ONIVYDE (irinotecano...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!