UBRELVY (ubrogepant) – Tratamento inovador para a Enxaqueca Aguda
Enxaqueca não é somente uma simples dor de cabeça. É um problema de saúde sério, que acomete mais de 30 milhões de brasileiros (3 mulheres para cada homem) e merece acompanhamento médico especializado. Isso porque quem sofre de enxaqueca perde dias de trabalho e momentos importantes da vida por conta das crises que duram de 4 a 72 horas. E o pior: muitos fazem uso abusivo de analgésicos, o que significa que tomam mais de dois comprimidos do medicamento por semana.
Estima-se que as crises de enxaqueca comprometam 1,4% do total de anos de vida saudável do paciente. A dor de cabeça em geral é latejante e unilateral e pode mudar de lado; dependendo da intensidade da crise, a pessoa pode ficar impossibilitada de realizar suas atividades habituais e, na fase crítica, desenvolver sintomas como intolerância à luz, aos ruídos e a odores, além de náusea e vômito. Movimentos bruscos do crânio e esforços físico e mental também podem agravar o sofrimento durante a fase aguda.
“Náuseas e vômitos são frequentes porque durante a crise ocorre uma estase gástrica, ou seja, a digestão e absorção do que foi ingerido são suspensas. Por isso o paciente se sente enjoado”, completa a dra. Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia.
A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Ubrogepant (Ubrelvy; Allergan) para o tratamento agudo de enxaqueca com ou sem aura em adultos, tornando-o o primeiro antagonista do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina oral (CGRP) para essa indicação.
Ao contrário dos medicamentos mais antigos para enxaqueca, o UBRELVY é o primeiro comprimido desse tipo a bloquear diretamente a proteína do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) que, acredita-se, desempenha um papel importante nos ataques de enxaqueca, causando dor e inflamação.
O UBRELVY é um antagonista do receptor CGRP, o que significa que ele foi projetado para impedir que essas proteínas se liguem às terminações nervosas sensoriais.
O CGRP tem um papel fundamental na fisiopatologia da enxaqueca. É um potente vasodilatador endógeno, localizado predominantemente em neurônios sensoriais e em terminações nervosas perivascular do sistema nervoso central. Em crises de enxaqueca, ele parece mediar a transmissão da dor trigeminovascular dos vasos intracranianos, bem como o componente vasodilatador da inflamação neurogênica.
É descrito a elevação dos níveis de CGRP no sangue venoso durante ataques de enxaqueca e que níveis elevados de CGRP foram normalizados em pacientes com enxaqueca após a administração do agonista do receptor de serotonina (sumatriptano), sugerindo que os triptanos possam agir para controlar a enxaqueca, pelo menos em parte, bloqueando a liberação de CGRP. Esses e outros dados estabeleceram que a liberação de CGRP desempenha um papel causal na crise de enxaqueca.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento UBRELVY, consulte-nos para mais informações.
UBRELVY (ubrogepant) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
https://www.ubrelvy.com/why-ubrelvy
https://pebmed.com.br/ubrogepant-nova-geracao-de-drogas-no-tratamento-da-enxaqueca-aguda/
https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/enxaqueca-4/
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX
09 / 09 / 2024A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do organismo contra infecções. Na LLC, os linfócitos anormais se acumulam no sangue,...
ABRIR POSTTratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE
23 / 08 / 2024O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sistema imunológico. Existem muitos subtipos de LNH, e a doença pode se comportar de maneira muito...
ABRIR POSTPEMBROLIZUMABE – Tratamento para o câncer metastático
22 / 08 / 2024Câncer metastático é um termo usado para descrever o câncer que se espalhou de seu local original (onde começou) para outras partes do corpo. A metástase ocorre quando células cancerígenas se desprendem do tumor primário,...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!