VASCEPA (icosapent ethyl): Medicamento aprovado pelo FDA para a prevenção de eventos cardiovasculares
A FDA, agência americana que controla medicamentos e alimentos, aprovou recentemente uma pílula à base de ômega-3 como adjuvante na prevenção de problemas cardiovasculares. O VASCEPA (etil icosapente) é indicado para pacientes com triglicérides acima de 150 mg/dL ou que já tenham doença cardiovascular estabelecida ou diabetes com conjunto com, no mínimo, dois fatores de risco adicionais par doença cardiovascular.
O medicamento vem em cápsulas e seu principal ingrediente ativo é o ácido eicosapentaenóico (EPA), um ácido graxo ômega-1 extraído do óleo de peixe. De acordo com a FDA, o VASCEPA é o primeiro medicamento aprovado pela agência para reduzir o risco cardiovascular como um complemento às estatinas.
A eficácia e segurança de VASCEPA foram estabelecidas em um estudo com 8.179 pacientes com 45 anos ou mais e histórico de doença arterial coronariana, doença da artéria carótida, doença cerebrovascular e doença arterial periférica ou 50 anos ou mais com diabetes e fatores de riscos adicionais para doença cardiovascular.
Os resultados mostraram que aqueles que tomaram VASCEPA tiveram uma probabilidade significativamente menor de experimentar um evento cardiovascular, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco.
De acordo com o fabricante, o medicamento pode reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue em cerca de 33%. Eles também aconselham quem receber a indicação para tomar o remédio, tomar duas capsulas de 1 grama ou quatro capsulas de 0,5 grama duas vezes ao dia, em conjunto com alimentos.
Triglicérides e problemas cardiovasculares
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. Segundo dados do Sistema Público de Saúde (DATASUS), no Brasil, apenas no ano de 2016, ocorreram quase 350.000 mortes em decorrência desta doença. Por esse motivo, é importante tentar evitar seu desenvolvimento, principalmente em pessoas com risco aumentado.
Níveis elevados de triglicérides, um marcador de lipídios (gorduras) no sangue, são um fator de risco importante porque podem contribuir para o endurecimento ou espessamento das artérias o que pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou AVC. Outros fatores de risco incluem alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso nocivo do álcool.
VASCEPA não é óleo de peixe, mas um derivado do peixe que passou por um processo de manufatura complexo estabelecido pelo Food and Drug Administration (FDA) desenhado para eliminar impurezas efetivamente e isolar e proteger a molécula ingrediente ativa. De acordo com o FDA, VASCEPA é indicado como um suplemento à dieta para reduzir os triglicerídeos em pacientes adultos com hipertrigliceridemia grave (> ou = 500mg/dl).
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento VASCEPA, consulte-nos para mais informações.
VASCEPA (icosapent ethyl) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
https://pebmed.com.br/conheca-efeitos-do-vascepa-na-prevencao-de-eventos-cardiovasculares/
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e Auxílio na perda de Peso.
17 / 12 / 2024Atualmente, a tirzepatida, conhecida comercialmente como Mounjaro, tem ganhado destaque não apenas pelo controle eficaz dos níveis de açúcar no sangue, mas também por sua capacidade de promover a perda de peso. Indicada principalmente para...
ABRIR POSTTratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX
09 / 09 / 2024A Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, um tipo de glóbulo branco responsável pela defesa do organismo contra infecções. Na LLC, os linfócitos anormais se acumulam no sangue,...
ABRIR POSTTratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE
23 / 08 / 2024O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que se origina nos linfócitos, que são células do sistema imunológico. Existem muitos subtipos de LNH, e a doença pode se comportar de maneira muito...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!