05 jun CRYSVITA NOVO TRATAMENTO PARA HIPOFOSFATEMIA DISTÚRBIO CROMOSSOMO X
Hipofosfatemia é a baixa concentração de fósforo no sangue, que gera problemas ósseos, tornando os ossos moles e doloridos, se curvando com facilidade.
Hipofosfatemia distúrbio cromossomo X causa a eliminação em excesso pela urina, causa problemas na mineralização óssea, a inibição de mineralização não permite que o osso se calcifique . O distúrbio raro é transferido de maneira genética através do cromossomo X ou em raros casos pode acontecer em decorrência de doenças como câncer (alguns tipos) e tumores ósseos. O raquitismo quando ligado a alteração do cromossomo X não consegue ser tratado com a vitamina D. O distúrbio afeta 1 a cada 20 mil pessoas e costuma ser diagnosticado na infância.
SINTOMAS:
- Baixa Estatura;
- Arqueamento ósseo;
- Limitação dos movimentos das articulações;
- Fechamento precoce dos crânios em bebês;
- Deformidade óssea;
- Dor nos ossos;
- Dor nas articulações;
- Dor nos dentes.
A FDA aprova o CRYSVITA (burosumab-twza), para tratar adultos e crianças com 1 ano ou mais para tratamento do Hipofosfatemia ligada ao cromossomo X. O medicamento atua se conectando a proteína FGF23, fazendo com que os rins voltem a absorver o fosfato, normalizando os níveis de fosfato na corrente sanguínea. A Dra. Julie Beitz, diretora do Departamento de Avaliação de Drogas III, do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA. “Este é o primeiro medicamento aprovado pela FDA, para o tratamento da XLH, e um verdadeiro avanço para aqueles que vivem com esta doença grave”.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento CRYSVITA (burosumab-twza), consulte-nos.
ADVERTÊNCIA: CRYSVITA, É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA”
Fonte: FDA – Food and Drugs Administration /
Não há comentários