Curiosidades

19 DE MAIO – Dia Nacional do Cocktail – De onde surgiram os coquetéis?

19 / 05 / 2016 por Nork Tecnologia

Cocktails_1

Coquetel – Um coquetel  é uma bebida que combina duas ou mais bebidas, podendo ser COM ou SEM Álcool, no qual costumam ser adicionados gelo, às vezes frutas, creme de leite, açúcares, adoçante, etc. É geralmente servido em eventos sociais.

História

Sua origem é bastante remota, na idade media ja se misturava sucos de frutas aos destilados, pois estes eram muito fortes, com graduação alcoólica de 60 a 80 graus G.L.. Na antiga Grécia se misturava ao vinho, desde água do mar a mel de abelhas ou mesmo vinagres para dissolver e abrandar seu gosto, tendo assim um cocktail. A exemplo do Irish Coffee, que quando surgiu, nada mais era que álcool de centeio e água quente servida aos marinheiros do capitão “Grog”, da marinha britânica. Desta forma, não o surgimento, como defendem alguns estudiosos do assunto, mas sim a consolidação e o amadurecimento da habilidade técnica na manipulação e na combinação de bebidas aconteceu na Inglaterra em meados do século XIX. Em seguida alastrou-se pelo resto da Europa.

Entretanto, foram os americanos que realmente popularizaram e consagraram o cocktail, principalmente a partir da década de 20 do século passado, ironicamente durante a vigência da lei seca nos Estados Unidos. Era um meio de se amenizar o terrível gosto das bebidas fabricadas ilegalmente e também uma forma disfarçada de se beber sem chamar a atenção das autoridades. Foi o caso por exemplo, do Bloody Mary.

Muitos coquetéis são populares no mundo todo mas alguns alcançaram a condição de astros, verdadeiros ícones pops da cultura ocidental. O Martini, o drinque americano que é um dos símbolos do american way of life ou a Margarita, a latina que imigrou para o norte e conquistou o coração e o paladar dos gringos. E é claro, a Caipirinha, que se ainda não é tão universal quanto os demais, é com certeza o predileto dos brasileiros.

Classificação dos coquetéis – Categorias

Short drinks são bebidas servidas em copos pequenos, podendo ser aperitivos ou digestivos, variando conforme sua receita. Exemplos: Dry Martini, Margarita, Manhattan, Alexander, Rusty Nail.

Long Drinks são bebidas servidas com copos grandes, tendo geralmente em sua composição um destilado misturado a licores, sucos de frutas, refrigerantes e águas gaseificadas com muito gelo. Exemplos: Horses Neck, Tom Collins, Screw Driver, Gin Tônica.

Hot Drinks são bebidas servidas em copos especiais, tendo como finalidade principal, aquecer o corpo. São bebidas apropriadas para dias mais frios. Exemplos: Irish Coffee, Ron Grog, Hot Egg Nog.

 Modalidades – 

Batidos são os cocktails cujos componentes têm diferentes densidades entre si, por isso é necessário batê-los para misturar melhor. Exemplos: Alexander, Whisky Sour, Daiquiri, Piña Colada.

Mexidos são cocktails cujos componentes têm entre si densidades muito semelhantes, bastando para isso mexê-los para misturá-los. Exemplos: Dry Martins, Manhattan, Rob Roy, Gibson.

Montados são os cocktails que em sua composição há ingredientes de densidades diferentes ou semelhantes. Estes cocktails são preparados nos próprios copos onde serão servidos. São bebidas com visuais às vezes muito exóticos. Seus componentes devem ser colocados um a um, criando um visual bonito. Exemplos: Negroni, Old Fashioned, Pousse Coffee, Tequila Sunrise, Black Russian.

Em Classificação

 Estimulantes de apetite são cocktails com sabor seco, amargo ou ácido devendo ser servidos antes das refeições. Normalmente são preparados com bebidas destiladas, “bitters”, suco de frutas ácidas, vermutes, e pequenas quantidades de açúcar/ adoçante.

Digestivos são cocktails preparados com componentes que ajudam na digestão dos alimentos. Entram em sua composição destilados, açúcar, licores, cremes, etc.

Refrescantes cocktails preparados normalmente com destilados, sucos de frutas, licores, refrigerantes, águas gaseificadas e muito gelo. São ideais para dias muito quentes de verão, seja na praia, na piscina ou mesmo curtindo uma gostosa noite acompanhando petiscos.

Nutritivos são cocktails em que usamos em sua composição ingredientes com alto teor calórico tais como: ovos, cremes, açúcar, mel, leite, chocolate, xaropes, vinhos fortificantes, etc.

Estimulantes físicos (Exóticos) são cocktails preparados com ingredientes que tem por finalidade aquecer o corpo. São compostos por destilados, chás, café, chocolate, mel, leite quente, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, recomendados para dias frios.

Segue algumas deliciosas receitas para comemorar esse dia especial:  COM e SEM Álcool – Um Brinde á toda Família !

Cocktail Brandy Cocktail Brandy  (COM Álcool)                         

É considerado um drink ‘original’ já que a primeira definição da palavra ‘coquetel’ significava misturar destilado, licor de laranja e bebida tipo bitter. É uma ótima introdução no universo dos coquetéis!

Ingredientes:
60ml de conhaque
15ml de Cointreau
2 gotas Angostura bitters
2 gotas Peychaud’s bitters
Casca de limão

Festival de Caipirinhas (COM Álcool)) Cocktail Caipirinhas Diversas

Esse drink  é a PREFERÊNCIA NACIONAL!  Pode ser feito tanto com pinga, como com vodka. Além de ser indicado para maiores de idade, é também recomendado adicionar açúcar ou adoçante para amenizar o teor alcoólico e deixar a bebida mais suave.

Pode-se fazer outras CAIPIROSKAS, mudando ou acrescentando frutas e/ou ingredientes á receita tradicional, tais como: Maracujá; Abacaxi; Kiwi; Morango; Tangerina. Pitaya; Mirtilo; Carambola; Frutas Vermelhas; Pitanga; Manga; Limão Siciliano; Gengibre; Leite Fermentado (Yakult®), Mel, bebidas como a CERVEJA também se destacam.

 

1. Caipirinha de limão (Tradicional) : corte os limões em pedaços e depois coloque na coqueteleira. Despeje toda a quantidade de açúcar/ adoçante e amasse bastante para que saia todo o caldo. A seguir é o momento de adicionar a bebida alcoólica e depois o gelo para mexer bastante. Coloque no copo e decore com pedaços de limão ou com acessórios próprios para copos. Se quiser dar uma inova é possível passar na peneira para retirar o bagaço, porém o drink pode ficar mais forte.

 

2. CAIPICERVA (Caipirinha com Cerveja) : Misture uma dose vodka, duas doses de cerveja, suco dos dois limões e Gelo.

Passe o que sobrou dos limões na borda do copo e passe essa borda no píres com sal para que forme uma borda salgada. Coloque a mistura de vodka com limão e gelo no copo, misture a cerveja BEM GELADA. Decore com a casca do limão.

 

Cocktail Mocha   Cocktail Mocha – Bebida Quente – SEM àlcool

 

Ingredientes: Leite pasteurizado, Café recém coado, Calda de Chocolate e Especiarias (Cravo em pó, Canela e Noz Moscada raladas)

Modo de Preparo: Ferva o leite e separe. Coloque a calda de chocolate em um copo alto em seguida adicione café recém coado e misture bem. Complete o copo com leite, coloque as especiarias nesse momento. Decore com o chantilly e com as raspas de chocolate e Especiarias.

 

   Cocktail DETOX  – SEM Álcool    Banana, Blueberry and Raspberry Daiquiri - Most popular cocktail

Queridinhos da vez, esse tipo de Coquetel auxilia na DESINTOXICAÇÃO e REVITALIZAÇÃO do organismo, dando um “UP” no sistema como um todo. E o melhor, agrada toda família !

Aqui vão três receitas deliciosas para experimentar e fidelizar no seu dia a dia:

 

1. Coquetel Energizante:  Cenoura;  Pepino (com casca),Beterraba (com casca); Pedaço de Gengibre, Talos e folhas de hortelã, Salsinha, Suco de limão e raspas da casca

 2.  Coquetel Antioxidante: Pitaya, Uva, Mirtilo congelado, Aveia, linhaça dourada, ameixa preta, proteína de arroz,  couve.

3. Coquetel Digestivo: Suco Digestivo: Abacaxi em cubos, cenoura, talos de Erva Doce, Suco de limão e raspas da casca.

 

Fontes: Sites – bartenderstore.com.br; bolsademulher.com.br ; meudrink.com.br

 


Deixe um comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Categorias
Todos as categorias
Todos as categorias
A
Adolescentes Alergia Alergia a amendoim Alzheimer Amaurose Congênita de Leber Anafilaxia Ansiedade Artrite Reumatoide (AR) Atrofia Muscular Espinhal Atrofia Vulvar e Vaginal
C
Câncer Câncer Colorretal Câncer de Cólon Câncer de Mama Câncer de Mama Metastático Câncer de Pâncreas Câncer de Pele Câncer de Próstata Câncer de Pulmão Câncer de Rim Câncer do Estômago Câncer do Ovário Reincidente Câncer Gástrico Câncer na Glândula Salivar Câncer na Tiróide Câncer Renal Carcinoma Basocelular (CBC) Cistite Citomegalovírus (CMV) Colesterol Crianças Curiosidades
D
dengue Depressão Pós-Parto (DPP) Dermatologia Diabetes Diabetes - Tipo 2 Distúrbio Disfórmico Pré Menstrual Doença de Crohn DOENÇA DE HUNTINGTON Doença de Parkinson Doença Pulmonar Doenças Cardiovasculares
E
Ejaculação Precoce ELA Encefalopatia Hepática Enxaqueca Esclerose Lateral Amiotrófica Esclerose Múltipla Esquizofrenia
F
Fase pós-ovulatória Fase pré-ovulatória Fibrose Cística Fibrose Pulmonar FISSURA LABIOPALATINA
G
Gastro Intestinal Geneticista Geral Gordura Submentoniana Gripe A
H
H1N1 Hábitos Alimentares Hepatite C Hipertensão Hipofosfatemia Hipoglicemia Hipotensão Ortostática HIV / AIDS Homem
I
Infecção Recorrente Infecções do Trato Urinário Complicadas (ITUc) Influenza Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
L
LÁBIO LEPORINO Leucemia Leucemia Mieloide Aguda (LMA) Linfoma de Hodgkin Linfoma não Hodgkin
M
Menstruação Mitos e Verdade Mulher
N
Neurologista Nutrição
O
Ovulação
P
Parkinson Pediatrics Perda de Visão Congênita Porfiria Psoríase
R
Retinose Pigmentar RPE65 Rosácea
S
Saúde Síndrome do Intestino Irritável Síndrome Gripal Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
T
Tensão Pré Menstrual TPM Tratamento Hepatite C tratar Psoríase Triglicérides
Posts populares
1.

TARGRETIN pode ser a cura do Alzheimer

16 / 05 / 2013
2.

Como adquirir um medicamento (remédio) importado

20 / 03 / 2013
3.

Síndrome do intestino irritável | Trate com Xifaxan

27 / 03 / 2013
Posts recentes

Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e...

17 / 12 / 2024

Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX

09 / 09 / 2024

Tratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE

23 / 08 / 2024