Geral

A FDA aprova o EPYSQLI como o segundo biossimilar do Soliris.

23 / 07 / 2024 por Nork Tecnologia

A FDA aprovou o Epysqli como o segundo biossimilar do Soliris (eculizumabe). Biossimilares são altamente semelhantes a um produto biológico já aprovado e não apresentam diferenças clinicamente significativas em termos de segurança, pureza e potência. A aprovação do Epysqli oferece uma opção de tratamento alternativa, potencialmente aumentando a acessibilidade e reduzindo os custos para os pacientes que necessitam do Soliris.

A aprovação marcou a segunda para um biossimilar de eculizumabe, após a aprovação em maio de 2024 do Bkemv (eculizumabe-aeeb). O Epysqli também é a oitava aprovação de biossimilar nos EUA para a Samsung Bioepis, após biossimilares para etanercepte, infliximabe, adalimumabe, trastuzumabe, bevacizumabe, ranibizumabe, aflibercepte e ustekinumabe.

A aprovação do Epysqli pela FDA como biossimilar do Soliris marca um importante marco para as comunidades de PNH e aHUS, uma vez que os biossimilares têm o potencial de impactar positivamente os pacientes e os sistemas de saúde ao reduzir os custos de saúde e melhorar o acesso aos tratamentos”, disse Christopher Hansung Ko, Presidente e CEO da Samsung Bioepis, em um comunicado. “Nossa missão sempre foi e sempre será melhorar a vida dos pacientes, fornecendo medicamentos biológicos de qualidade garantida, seguros e eficazes, e nosso trabalho para cumprir essa missão está se expandindo para áreas de doenças raras, onde os pacientes continuam sofrendo com o acesso limitado a medicamentos que melhoram a vida.

A aprovação do Epysqli pela FDA foi baseada em evidências extensas que mostraram que ele é muito semelhante ao Soliris, sem diferenças significativas em segurança, pureza e potência. Um estudo de fase 1, randomizado, duplo-cego, de 3 braços, grupo paralelo, dose única em voluntários saudáveis (NCT03722329) demonstrou equivalência farmacocinética (PK) e perfis farmacodinâmicos (PD), de segurança, tolerabilidade e imunogenicidade comparáveis entre o Epysqli e o produto de referência. Além disso, um estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, multicêntrico, de cruzamento em pacientes com PNH (NCT04058158) mostrou equivalência clínica em eficácia, segurança, PK e imunogenicidade entre os dois medicamentos.

Eculizumabe, um anticorpo monoclonal e inibidor do complemento C5, é um tratamento bem estabelecido para PNH e aHUS, doenças raras com uma prevalência estimada nos EUA de cerca de 50.000 e 5.000, respectivamente. No entanto, aproximadamente 70% dos pacientes com PNH tratados com eculizumabe não são dosados de acordo com o rótulo, e dois terços interrompem o tratamento dentro de uma média de 1,5 anos, muitas vezes devido ao alto custo do tratamento.

Biossimilares, que são altamente semelhantes e não apresentam diferenças clinicamente significativas em relação a um biológico já aprovado pela FDA, têm o potencial de aliviar as cargas financeiras no sistema de saúde e melhorar o acesso às terapias biológicas. Esses medicamentos devem atender aos mesmos rigorosos padrões de qualidade farmacêutica, segurança e eficácia que seus produtos de referência.

Epysqli foi aprovado pela Comissão Europeia em maio de 2023 como o primeiro biossimilar de eculizumabe na Europa. O biossimilar também é aprovado na República da Coreia.

A Samsung Bioepis observou que o biossimilar não foi aprovado para tratar pacientes com síndrome hemolítico-urêmica relacionada à toxina Shiga do E. coli.

 

Fontes:

https://www.globenewswire.com/news-release/2024/07/22/2916428/0/en/FDA-Approves-Samsung-Bioepis-EPYSQLI-eculizumab-aagh-as-a-Biosimilar-to-Soliris-eculizumab.html

https://www.centerforbiosimilars.com/view/fda-approves-first-eculizumab-biosimilar

https://www.samsungbioepis.com/en/product/gate.do

https://rarediseases.info.nih.gov/diseases/7337/index

https://www.centerforbiosimilars.com/view/first-hematology-biosimilar-approved-in-europe

Deixe um comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Categorias
Todos as categorias
Todos as categorias
A
Adolescentes Alergia Alergia a amendoim Alzheimer Amaurose Congênita de Leber Anafilaxia Ansiedade Artrite Reumatoide (AR) Atrofia Muscular Espinhal Atrofia Vulvar e Vaginal
C
Câncer Câncer Colorretal Câncer de Cólon Câncer de Mama Câncer de Mama Metastático Câncer de Pâncreas Câncer de Pele Câncer de Próstata Câncer de Pulmão Câncer de Rim Câncer do Estômago Câncer do Ovário Reincidente Câncer Gástrico Câncer na Glândula Salivar Câncer na Tiróide Câncer Renal Carcinoma Basocelular (CBC) Cistite Citomegalovírus (CMV) Colesterol Crianças Curiosidades
D
dengue Depressão Pós-Parto (DPP) Dermatologia Diabetes Diabetes - Tipo 2 Distúrbio Disfórmico Pré Menstrual Doença de Crohn DOENÇA DE HUNTINGTON Doença de Parkinson Doença Pulmonar Doenças Cardiovasculares
E
Ejaculação Precoce ELA Encefalopatia Hepática Enxaqueca Esclerose Lateral Amiotrófica Esclerose Múltipla Esquizofrenia
F
Fase pós-ovulatória Fase pré-ovulatória Fibrose Cística Fibrose Pulmonar FISSURA LABIOPALATINA
G
Gastro Intestinal Geneticista Geral Gordura Submentoniana Gripe A
H
H1N1 Hábitos Alimentares Hepatite C Hipertensão Hipofosfatemia Hipoglicemia Hipotensão Ortostática HIV / AIDS Homem
I
Infecção Recorrente Infecções do Trato Urinário Complicadas (ITUc) Influenza Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
L
LÁBIO LEPORINO Leucemia Leucemia Mieloide Aguda (LMA) Linfoma de Hodgkin Linfoma não Hodgkin
M
Menstruação Mitos e Verdade Mulher
N
Neurologista Nutrição
O
Ovulação
P
Parkinson Pediatrics Perda de Visão Congênita Porfiria Psoríase
R
Retinose Pigmentar RPE65 Rosácea
S
Saúde Síndrome do Intestino Irritável Síndrome Gripal Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
T
Tensão Pré Menstrual TPM Tratamento Hepatite C tratar Psoríase Triglicérides
Posts populares
1.

TARGRETIN pode ser a cura do Alzheimer

16 / 05 / 2013
2.

Como adquirir um medicamento (remédio) importado

20 / 03 / 2013
3.

Síndrome do intestino irritável | Trate com Xifaxan

27 / 03 / 2013
Posts recentes

Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e...

17 / 12 / 2024

Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX

09 / 09 / 2024

Tratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE

23 / 08 / 2024