LUXTURNA (voretigene neparvovec): Aprovado pelo FDA o tratamento para Perda de Visão Congênita
A FDA, agência americana que regula medicamentos, aprovou a primeira terapia genética capaz de reverter um tipo de cegueira. A terapia celular chamada comercialmente de LUXTURNA (voretigene neparvovec), da empresa americana Spark Therapeutics, será indicada para um tipo de doença hereditária da retina que provoca uma progressiva perda da visão a partir da infância ou adolescência, e acaba levando à cegueira total. Acredita-se que nos Estados Unidos, cerca de 1.000 a 2.000 pessoas apresentem a mutação.
A nova terapia, que é a primeira aprovada no país para uma doença genética da retina, age corrigindo diretamente nas células da retina uma mutação genética que reduz ou impede a produção de uma proteína essencial para a visão normal.
“A aprovação de hoje marca outro ‘primeiro’ no campo da terapia genética – tanto em como a terapia funciona como na expansão do uso de terapia genética além do tratamento do câncer para o tratamento da perda de visão – e esse marco reforça o potencial dessa abordagem revolucionária no tratamento de uma ampla gama de doenças desafiadoras. O ponto culminante de décadas de pesquisa resultou em três aprovações de terapia genética este ano para pacientes com doenças graves e raras. Eu acredito que a terapia genética se tornará um pilar no tratamento, e talvez na cura, em muitas das nossas doenças mais devastadoras e intratáveis ”, disse o comissário Scott Gottlieb da FDA em comunicado oficial.
O LUXTURNA é indicado para crianças e adultos com casos confirmados de distrofia retinal provocada por mutações bialélicas do gene RPE65, ou seja, em ambas cópias do DNA herdadas do pai e da mãe. A terapia funciona por meio da introdução de uma cópia normal do gene em células da retina com a ajuda de adenovírus que a levam ao núcleo das células defeituosas. Isso permite que as células passem a produzir a proteína que converte a luz em um sinal elétrico que pode ser transmitido pelo nervo ótico, efetivamente restaurando a visão.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento LUXTURNA, consulte-nos para mais informações.
LUXTURNA (voretigene neparvovec) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
bbc.com/portuguese/geral-36531873
https://retinabrasil.org.br/aprovado-pelo-fda-o-tratamento-para-amaurose-congenita-de-leber-e-retinose-pigmentar-rpe65/
https://luxturna.com/about-luxturna/
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Erwinia: A Segunda Chance no Tratamento da Leucemia
30 / 07 / 2025Erwinia é uma asparaginase derivada de uma bactéria chamada Erwinia Chrysanthemi. Ele é utilizado como parte do tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA), especialmente em pacientes que não podem continuar usando a forma mais comum...
ABRIR POSTConheça o Dayvigo e sua Promessa no Tratamento da Insônia
23 / 07 / 2025O que é o Dayvigo? Dayvigo é o nome comercial do princípio ativo lemborexant, um medicamento aprovado pela FDA em 2019 para o tratamento de insônia em adultos, especialmente em casos de dificuldade para iniciar...
ABRIR POSTNova descoberta pode mudar o que sabemos sobre o Alzheimer
16 / 07 / 2025Durante décadas, a ciência acreditou que vilões por trás da doença de Alzheimer se limitavam a dois protagonismos: os aglomerados de proteínas amiloides e os emaranhados de tau. Mas, uma nova pesquisa da Universidade Johns...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!