LUXTURNA (voretigene neparvovec): Aprovado pelo FDA o tratamento para Perda de Visão Congênita
A FDA, agência americana que regula medicamentos, aprovou a primeira terapia genética capaz de reverter um tipo de cegueira. A terapia celular chamada comercialmente de LUXTURNA (voretigene neparvovec), da empresa americana Spark Therapeutics, será indicada para um tipo de doença hereditária da retina que provoca uma progressiva perda da visão a partir da infância ou adolescência, e acaba levando à cegueira total. Acredita-se que nos Estados Unidos, cerca de 1.000 a 2.000 pessoas apresentem a mutação.
A nova terapia, que é a primeira aprovada no país para uma doença genética da retina, age corrigindo diretamente nas células da retina uma mutação genética que reduz ou impede a produção de uma proteína essencial para a visão normal.
“A aprovação de hoje marca outro ‘primeiro’ no campo da terapia genética – tanto em como a terapia funciona como na expansão do uso de terapia genética além do tratamento do câncer para o tratamento da perda de visão – e esse marco reforça o potencial dessa abordagem revolucionária no tratamento de uma ampla gama de doenças desafiadoras. O ponto culminante de décadas de pesquisa resultou em três aprovações de terapia genética este ano para pacientes com doenças graves e raras. Eu acredito que a terapia genética se tornará um pilar no tratamento, e talvez na cura, em muitas das nossas doenças mais devastadoras e intratáveis ”, disse o comissário Scott Gottlieb da FDA em comunicado oficial.
O LUXTURNA é indicado para crianças e adultos com casos confirmados de distrofia retinal provocada por mutações bialélicas do gene RPE65, ou seja, em ambas cópias do DNA herdadas do pai e da mãe. A terapia funciona por meio da introdução de uma cópia normal do gene em células da retina com a ajuda de adenovírus que a levam ao núcleo das células defeituosas. Isso permite que as células passem a produzir a proteína que converte a luz em um sinal elétrico que pode ser transmitido pelo nervo ótico, efetivamente restaurando a visão.
No BRASIL os pacientes podem ter acesso a este medicamento através da importação por pessoa física, mediante a apresentação da prescrição médica e alguns documentos pessoais.
A Primedicin pode assessorar a importação do medicamento LUXTURNA, consulte-nos para mais informações.
LUXTURNA (voretigene neparvovec) é um medicamento e seu uso pode oferecer riscos. Procure um médico ou um farmacêutico. Leia a bula.
Fontes:
bbc.com/portuguese/geral-36531873
https://retinabrasil.org.br/aprovado-pelo-fda-o-tratamento-para-amaurose-congenita-de-leber-e-retinose-pigmentar-rpe65/
https://luxturna.com/about-luxturna/
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Fampyra (fampridina)- Como Esse Medicamento Pode Melhorar as condições de vida de Pacientes com Esclerose Múltipla
25 / 06 / 2025A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune que afeta milhões de pessoas no mundo. Entre os diversos sintomas debilitantes que ela pode causar, a dificuldade para caminhar está entre os mais comuns e...
ABRIR POSTAvanços na Cirurgia de Tumores Cerebrais- GLIOLAN (ácido 5-aminolevulínico)
06 / 06 / 2025O Gliolan (ácido 5-aminolevulínico) é um medicamento de última geração usado como auxílio na remoção de tumores cerebrais, em especial os gliomas malignos. Ele é administrado antes da cirurgia e tem como principal função evidenciar...
ABRIR POSTVyleesi (Bremelanotide): O que é e para que serve esse medicamento?
27 / 05 / 2025O Vyleesi é um medicamento desenvolvido especialmente para mulheres que enfrentam o transtorno do desejo sexual hipoativo (TDSH). Essa condição se caracteriza pela redução persistente do interesse sexual, causando impacto significativo na autoestima, nas emoções...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!