31 maio 31 de Maio – Dia Mundial Contra o Fumo e o Câncer Bucal
O Dia Mundial Contra o Fumo (Tabaco/ Cigarro) e Contra o Câncer Bucal foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.
De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.
Além do câncer de pulmão, boca, faringe, esôfago e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias (como o Efisema Pulmonar), redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos como o Infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O Câncer Bucal está mais propenso aos homens do que nas mulheres, pois estão mais expostos aos fatores de risco, como: Maior consumo de cigarros entre outras drogas; ingestão de álcool e derivados; visitas irregulares ao dentista e exposição solar sem proteção adequada. A Falta do auto exame favorece e muito o surgimento desse silencioso mal !
Quanto mais cedo a pessoa deixa de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma aproveita mais a vida !
Fontes: www.inca.gov.br / www.eufumotufumas.com
Não há comentários