Vacina contra Dengue chega ao Brasil.
Vacina contra Dengue chega ao Brasil.
Atualmente a vacina que já está sendo comercializada no Brasil é a vacina Francesa Dengvaxia®, essa vacina gera questionamentos a respeito da abrangência e eficácia em relação a proteção dos 4 tipos de vírus da Dengue, tendo apenas eficiência de uma média de 60% a 70% dos casos de pessoas vacinadas , quando se espera de uma vacina produzida é pelo menos de 80%.
Foi verificado que algumas restrições para a aplicação da vacina eram necessárias , tais como: não pode ser aplicada em pacientes que ainda não contrariam o vírus, pois quando aplicada em pessoas que nunca tiveram a doença aumentava o número de casos graves quando a pessoa vacinada que nunca contraiu o vírus tinha contato com o mesmo após a vacinação, realizando um teste para confirmação do contato antes da vacinação, sistema imunológico fragilizado, em período de amamentação e soropositivos que estejam em áreas de grande incendia da doença.
Em entrevista, o diretor da ANVISA Ivo Bucaresky, justificou a aprovação da vacina. “Geralmente se espera que as vacinas tenham eficácia acima de 80%, mas já temos outros casos no Brasil e no mundo de vacinas de eficácias menores e como se trata de uma epidemia em que não existem outras vacinas até o momento, a ANVISA decidiu por aprová-la”.
A vacina atualmente dá proteção para apenas 1 sorotipo e imuniza parcialmente e temporariamente os outros 3 tipos. Hoje a vacina está disponível apenas na rede particular e sem previsão para chegada na rede do SUS.
O Instituto Butantan está em fase final de teste para realização da produção de uma vacina para os 4 tipos de vírus transmitidos pelo mosquito aedes – aegypt , previsto término para 2020.A terceira fase de testes é em humanos “A terceira é a última fase antes de você pedir o registro sanitário, caso se comprove que a vacina protege por aquilo que ela se propõe. Estamos nessa última fase, a qual demostrará a eficácia (proteção) de uma dose da vacina em voluntários de 2 a 59 anos de idade, contra os 4 sorotipos dos vírus da dengue”, explica o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Precioso.
A intenção principal da vacina produzida pelo Butantan, além da tentativa de maior eficácia em relação ao atual comercializado no mercado é aumentar as chances que este medicamento chegue ao SUS, já que é produzido em território nacional.
Fontes:
http://www.evidencias.com.br/noticias/vacina-contra-dengue-comeca-a-ser-vendida-em-rede-privada-do-pais/
https://g1.globo.com/bemestar/dengue/noticia/oms-confirma-que-vacina-da-dengue-dever-ser-tomada-apenas-por-quem-ja-teve-a-doenca.ghtml
http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45807-vacina-da-dengue-ja-esta-na-ultima-etapa-de-testes
Deixe um comentário
POSTS RECOMENDADOS
Fampyra (fampridina)- Como Esse Medicamento Pode Melhorar as condições de vida de Pacientes com Esclerose Múltipla
25 / 06 / 2025A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune que afeta milhões de pessoas no mundo. Entre os diversos sintomas debilitantes que ela pode causar, a dificuldade para caminhar está entre os mais comuns e...
ABRIR POSTAvanços na Cirurgia de Tumores Cerebrais- GLIOLAN (ácido 5-aminolevulínico)
06 / 06 / 2025O Gliolan (ácido 5-aminolevulínico) é um medicamento de última geração usado como auxílio na remoção de tumores cerebrais, em especial os gliomas malignos. Ele é administrado antes da cirurgia e tem como principal função evidenciar...
ABRIR POSTVyleesi (Bremelanotide): O que é e para que serve esse medicamento?
27 / 05 / 2025O Vyleesi é um medicamento desenvolvido especialmente para mulheres que enfrentam o transtorno do desejo sexual hipoativo (TDSH). Essa condição se caracteriza pela redução persistente do interesse sexual, causando impacto significativo na autoestima, nas emoções...
ABRIR POST
Comentários (0)
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!