08 out Vacina contra Dengue chega ao Brasil.
Vacina contra Dengue chega ao Brasil.
Atualmente a vacina que já está sendo comercializada no Brasil é a vacina Francesa Dengvaxia®, essa vacina gera questionamentos a respeito da abrangência e eficácia em relação a proteção dos 4 tipos de vírus da Dengue, tendo apenas eficiência de uma média de 60% a 70% dos casos de pessoas vacinadas , quando se espera de uma vacina produzida é pelo menos de 80%.
Foi verificado que algumas restrições para a aplicação da vacina eram necessárias , tais como: não pode ser aplicada em pacientes que ainda não contrariam o vírus, pois quando aplicada em pessoas que nunca tiveram a doença aumentava o número de casos graves quando a pessoa vacinada que nunca contraiu o vírus tinha contato com o mesmo após a vacinação, realizando um teste para confirmação do contato antes da vacinação, sistema imunológico fragilizado, em período de amamentação e soropositivos que estejam em áreas de grande incendia da doença.
Em entrevista, o diretor da ANVISA Ivo Bucaresky, justificou a aprovação da vacina. “Geralmente se espera que as vacinas tenham eficácia acima de 80%, mas já temos outros casos no Brasil e no mundo de vacinas de eficácias menores e como se trata de uma epidemia em que não existem outras vacinas até o momento, a ANVISA decidiu por aprová-la”.
A vacina atualmente dá proteção para apenas 1 sorotipo e imuniza parcialmente e temporariamente os outros 3 tipos. Hoje a vacina está disponível apenas na rede particular e sem previsão para chegada na rede do SUS.
O Instituto Butantan está em fase final de teste para realização da produção de uma vacina para os 4 tipos de vírus transmitidos pelo mosquito aedes – aegypt , previsto término para 2020.A terceira fase de testes é em humanos “A terceira é a última fase antes de você pedir o registro sanitário, caso se comprove que a vacina protege por aquilo que ela se propõe. Estamos nessa última fase, a qual demostrará a eficácia (proteção) de uma dose da vacina em voluntários de 2 a 59 anos de idade, contra os 4 sorotipos dos vírus da dengue”, explica o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Precioso.
A intenção principal da vacina produzida pelo Butantan, além da tentativa de maior eficácia em relação ao atual comercializado no mercado é aumentar as chances que este medicamento chegue ao SUS, já que é produzido em território nacional.
Não há comentários