Adolescentes

DIA DA VACINA BCG.

01 / 07 / 2016 por Nork Tecnologia

BCG 01

A vacina contra Tuberculose surgiu no ano de 1920, em Paris, sendo chamada de BCG, que significa Bacilo de Calmette e Guérin, em homenagem aos dois cientistas que a desenvolveram. Foi utilizada pela primeira vez em 1921 sob a forma oral, hoje em dia abandonada.
Utiliza um bacilo semelhante ao causador da doença, capaz de desenvolver a imunidade na pessoa que a recebe sem o risco de causar doença.

Apesar de sua ampla utilização não foi capaz de eliminar a doença em nosso meio, já que a vacina tem excelente eficácia na redução das formas graves da doença (tuberculose do sistema nervoso, pulmonar disseminada, óssea), porém a efetividade na redução dos casos simples pulmonares não é a ideal. Num futuro próximo deveremos contar com novas vacinas capazes de prevenir de forma mais importante a doença.

Aplicação

Atualmente é aplicada por via intradérmica no braço direito. No local aparece um pequeno inchaço (pápula) que desaparece em alguns dias. Cerca de 4 a 6 semanas após surge uma inflamação local que evolui para uma pequena ferida que poderá apresentar uma secreção amarelada, evoluindo depois para crosta e cicatrização, deixando uma marquinha no local. Durante esse período recomenda-se apenas o uso de água e sabonete para limpeza sem necessidade de medicação ou curativos.

Funcionamento

A aplicação da vacina irá substituir a infecção natural, que é grave, por uma infecção artificial e inofensiva, através da inoculação de bacilos vivos atenuados, criando uma resistência do organismo contra possíveis infecções com o bacilo selvagem. Ela protege principalmente contra a disseminação sanguínea responsável pelas formas mais graves da doença.

Quando vacinar

A vacinação deve ser aplicada o mais precoce possível de preferência ainda no berçário, pois a contaminação e a infecção pela bactéria ocorrem precocemente em nosso meio.

Reações

A única reação é local dificilmente com o aparecimento de febre ou outros sintomas gerais.

Vacina do Carimbo

Existe hoje em dia outra forma de aplicação chamada de BCG percutânea, técnica desenvolvida pelos japoneses, cuja diferença básica é a menor possibilidade de reação local e, portanto, menor chance de aparecimento de cicatriz. A recomendação do Ministério da Saúde do Brasil é de se utilizar a via intradérmica, que tem demonstrado ser a mais efetiva.

 

Fonte: www.vacinasantajoana.com.br/html/vacina-bcg.html

VACINA BCG 3

Deixe um comentário

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Categorias
Todos as categorias
Todos as categorias
A
Adolescentes Alergia Alergia a amendoim Alzheimer Amaurose Congênita de Leber Anafilaxia Ansiedade Artrite Reumatoide (AR) Atrofia Muscular Espinhal Atrofia Vulvar e Vaginal
C
Câncer Câncer Colorretal Câncer de Cólon Câncer de Mama Câncer de Mama Metastático Câncer de Pâncreas Câncer de Pele Câncer de Próstata Câncer de Pulmão Câncer de Rim Câncer do Estômago Câncer do Ovário Reincidente Câncer Gástrico Câncer na Glândula Salivar Câncer na Tiróide Câncer Renal Carcinoma Basocelular (CBC) Cistite Citomegalovírus (CMV) Colesterol Crianças Curiosidades
D
dengue Depressão Pós-Parto (DPP) Dermatologia Diabetes Diabetes - Tipo 2 Distúrbio Disfórmico Pré Menstrual Doença de Crohn DOENÇA DE HUNTINGTON Doença de Parkinson Doença Pulmonar Doenças Cardiovasculares
E
Ejaculação Precoce ELA Encefalopatia Hepática Enxaqueca Esclerose Lateral Amiotrófica Esclerose Múltipla Esquizofrenia
F
Fase pós-ovulatória Fase pré-ovulatória Fibrose Cística Fibrose Pulmonar FISSURA LABIOPALATINA
G
Gastro Intestinal Geneticista Geral Gordura Submentoniana Gripe A
H
H1N1 Hábitos Alimentares Hepatite C Hipertensão Hipofosfatemia Hipoglicemia Hipotensão Ortostática HIV / AIDS Homem
I
Infecção Recorrente Infecções do Trato Urinário Complicadas (ITUc) Influenza Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
L
LÁBIO LEPORINO Leucemia Leucemia Mieloide Aguda (LMA) Linfoma de Hodgkin Linfoma não Hodgkin
M
Menstruação Mitos e Verdade Mulher
N
Neurologista Nutrição
O
Ovulação
P
Parkinson Pediatrics Perda de Visão Congênita Porfiria Psoríase
R
Retinose Pigmentar RPE65 Rosácea
S
Saúde Síndrome do Intestino Irritável Síndrome Gripal Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
T
Tensão Pré Menstrual TPM Tratamento Hepatite C tratar Psoríase Triglicérides
Posts populares
1.

TARGRETIN pode ser a cura do Alzheimer

16 / 05 / 2013
2.

Como adquirir um medicamento (remédio) importado

20 / 03 / 2013
3.

Síndrome do intestino irritável | Trate com Xifaxan

27 / 03 / 2013
Posts recentes

Tirzepatida (Mounjaro): Tratamento para Diabetes Tipo 2 e...

17 / 12 / 2024

Tratamento para Leucemia Linfócita Crônica- VENETOCLAX

09 / 09 / 2024

Tratamento para Linfoma não Hodgkin – RITUXIMABE

23 / 08 / 2024